Em estudo a criação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas em Soajo

0
10

A Junta de Freguesia, as associações/instituições soajeiras e o Município de Arcos de Valdevez reuniram-se, no mês findo, na sede da Casa do Povo da Vila de Soajo, para estudar a viabilidade de criar uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

“É um assunto que preocupa a comunidade de Soajo e que, de tempos a tempos, é suscitado nos fóruns da Freguesia e do Município, sobretudo nas áreas de intervenção social, sendo claro que há necessidade de identificar parceiros no território que promovam estas iniciativas”, começou por dizer o presidente da edilidade arcuense na reunião de Câmara de 27 de fevereiro.

“Ficou expressa a maneira como é que o processo funciona, qual o papel de cada um e o apoio que o Município pode conceder. Existem dois caminhos possíveis, criar esta nova valência a partir da IPSS existente [Centro Social e Paroquial de Soajo] ou construir a infraestrutura de raiz. Ficou decidido que este grupo de trabalho trataria de conversar com a IPSS no sentido de desenvolver esta iniciativa em conjunto. Caso isso não seja possível por razões da própria estrutura, funcionamento e organização, a segunda hipótese é criar uma instituição”, acrescentou João Manuel Esteves.

“Estamos num processo construtivo. Nós manifestámos toda a nossa disponibilidade para ajudar, se for caso disso, em interação com a IPSS. Na eventualidade de se constituir uma nova instituição, há também máxima recetividade da nossa parte para colaborar com a componente estatutária fazendo o seu encaminhamento para IPSS, além da nossa ajuda para a elaboração do projeto”.

De referir que a Câmara é proprietária em Soajo de um terreno onde poderá ser erigido o edifício. 

 

Investimentos prioritários em 2025

No plano de investimentos para o ano corrente, a Junta de Freguesia de Soajo definiu como prioridades a aquisição de um terreno para construção de um parque de estacionamento (20 mil euros), a reparação da cobertura do imóvel onde está sediada a Junta (10 mil euros), a beneficiação do Miradouro dos Cruzeiros (5 mil euros) e a reabilitação do triângulo no Mezio na Estrada Nacional 202 (5 mil euros). 

 

Casa do Povo apresentou contas

A Casa do Povo da Vila de Soajo, reunida em Assembleia Geral, no passado dia 8 de março, aprovou, por unanimidade, as contas de gerência referentes a 2024. No relatório que o tesoureiro Miguel Rodas apresentou, com alguma minúcia, está plasmado um saldo (positivo) de 6127,56 euros no ano que findou. 

Por curiosidade, a principal fonte de receita da associação soajeira é proveniente da renda do café (600 euros/mês). No plano das despesas, de salientar que a organização do convívio de S. João implicou um gasto de 1025 euros. 

A Casa do Povo da Vila de Soajo pagou 525,93 euros de IMI no ano transato.

A.F.B.