Realizou-se, de 1 a 3 de setembro, a Feira Tradicional Interfreguesias (Sistelo e Merufe), uma organização cada vez mais consolidada e que beneficia da cooperação entre aquelas freguesias dos concelhos de Arcos de Valdevez e Monção. Com a presença de dezenas de produtores de gado e de um espaço dedicado a alfaias agrícolas, além de diversas “barraquinhas” para todo o género de comércio, o evento ofereceu aos visitantes oportunidades de negócio.
Como de costume, a edição de 2023 do mais prestigiado evento concelhio do género juntou no recinto serrano, inaugurado em 2005, as melhores raças de gado (sobretudo bovino e equino) da região, os sabores mais genuínos do Alto Minho e a música popular. O concurso pecuário contou com forte adesão dos produtores de gado.
Além do negócio (e concurso) do gado e dos produtos da lavoura, a feira teve outras atrações como a corrida de cavalos e os verdadeiros sabores degustados nas tasquinhas, onde o fumeiro e os vinhos foram, como sempre acontece nestas organizações, bastante procurados. Também a doçaria e os licores estiveram lá bem representados. Tudo isto num ambiente dominado pela música de raiz popular.
Para a Junta de Sistelo, esta organização “promoveu a dinamização do mundo rural”.
No decurso do certame foi celebrado o protocolo municipal de apoio financeiro, prevendo uma ajuda de 18 600 euros a favor da Associação Sociocultural e Recreativa de Sistelo.
Septuagenária morre por afogamento
Uma idosa foi encontrada morta numa lagoa, em Porto Cova, nas proximidades da ponte romana, no passado dia 29 de agosto. A mulher de 72 anos terá morrido por afogamento.
Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez que encaminharam o corpo da vítima para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.