A comunidade educativa do Jardim-de-infância e da Escola Básica Eira do Penedo, constituída por alunos, pais/encarregados de educação, professores e auxiliar (uma assistente operacional), reuniu-se, no passado dia 28 de junho, no salão da Casa do Povo da Vila de Soajo, para dizer “adeus” ao ano letivo 2023/2024, através da organização de um diversificado programa de atividades que aliou a vertente didática ao entretenimento.
Durante a manhã, foram-se sucedendo as dramatizações, as danças, as coreografias e as músicas para abrilhantar a festa, que também teve a preciosa colaboração dos professores das atividades extracurriculares, bem como a inexcedível ajuda dos pais na decoração da sala.
Um dia ainda mais festivo para os quatro finalistas do pré-escolar e os também quatro finalistas do ensino básico que receberam os diplomas, certificados estes que funcionam como símbolo de motivação e de transição de ciclo, sendo que os recém-diplomados do 4.º ano também vão mudar de escola. De salientar, por enquanto, o ingresso em 2024/2025 de uma nova criança no Jardim-de-infância, a que se junta a entrada de um novo aluno para o 1.º ciclo.
Entretanto, em abaixo-assinado, os encarregados de educação, com conhecimento do Agrupamento de Escolas de Valdevez e da Câmara Municipal, solicitam que a professora Sónia, do Jardim-de-infância, e o professor Marco, do 1.º ciclo, se mantenham em funções em Soajo no próximo ano escolar.
“O ano letivo que findou foi rico em aprendizagens e em atividades, o processo de ensino foi inovador para as crianças. […] Os dois professores estabeleceram uma ligação muito forte com os nossos filhos e estes com eles. São duas pessoas apaixonadas por aquilo que fazem, de uma empatia e empenho sem igual, que, em conjunto com a nossa querida auxiliar, Ana Quintas, formam uma equipa fantástica. Do fundo dos nossos corações desejamos que esta magia e o excelente trabalho se prolonguem nos anos que se seguem”, lê-se no documento subscrito pelos pais e encarregados de educação.
Soajo “sítio a não perder” em guia da DECO PROteste
A revista DECO PROteste, de julho/agosto de 2024, apresenta um roteiro de “10 sítios a não perder” com “percursos de evasão” na região norte e Soajo é uma das localidades que constam do seletivo guia turístico.
“Esta vila típica […] é conhecida pelos seus espigueiros, estruturas construídas em pedra para a secagem e o armazenamento de espigas de milho, essenciais à subsistência da comunidade local. Em redor de uma eira comunitária, estão dispostos 24, alguns do século XVIII. No topo de cada uma destas edificações de tipo galaico-minhoto, há uma cruz que simboliza a proteção divina dos bens que ali eram guardados. Além destas construções, o povoado possui um invulgar pelourinho do século XVI, com uma face humana e um triângulo que lembra um chapéu de três bicos”, lê-se na publicação.
A eira comunitária, em grande plano, ilustra o dossiê de três páginas, com assinatura da jornalista Ana Catarina André.
Reabriu a Extensão de Saúde
Findas as obras de beneficiação, a Extensão de Saúde de Soajo retomou o atendimento ao público. Durante este mês de julho, a unidade abre apenas à segunda-feira. A partir do mês de agosto, o equipamento estará de portas abertas à terça e à sexta.
Festival celebrou folclore em Vilarinho das Quartas
No âmbito das comemorações do seu 14.º aniversário, o Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas promoveu mais uma edição do Festival no passado dia 22 de junho.
Além do grupo anfitrião, subiram ao palco o Rancho Folclórico “As Trigueirinhas do Pisão” de Pedroso (Vila Nova de Gaia), o Rancho Folclórico Sargaceiros da Vila de Apúlia (Esposende) e o Rancho Folclórico das Camponesas da Casa do Povo da Vila de Soajo.
Festejos de São João
A Casa do Povo da Vila de Soajo realizou o tradicional convívio de São João no passado dia 23 de junho.
Como de costume, o ponto alto foi a degustação de sardinha (e outras iguarias), acompanhada de broa e vinho.
Levaram a animação ao terreiro da Casa do Povo as Cantadeiras de Soajo.
A.F.B.