18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioFreguesiasMercado da Terra de Sistelo oficialmente integrado na Rede Mundial de Mercados...

Mercado da Terra de Sistelo oficialmente integrado na Rede Mundial de Mercados Slow Food

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

A rede Slow Food dos Mercados da Terra acolheu, no fim de semana de 25 e 26 de novembro, um novo membro, o Mercado de Sistelo, o primeiro em Portugal que passa a fazer parte da rede global, constituída por 95 mercados em todo o mundo. No evento em que o Mercado da Terra de Sistelo se juntou à rede participou uma delegação da Fundação Slow Food Internacional, composta por renomados produtores e membros da Fundação Slow Food

O Mercado de Sistelo consta de pequenos produtores residentes a norte do concelho de Arcos de Valdevez, que apresentam uma oferta de produtos frescos e de sabores exclusivos, de alta qualidade, nomeadamente hortícolas, feijão terrestre, broa de milho, fruta, queijos, ovos, carnes certificadas, entre outros. 

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Sistelo, “o principal objetivo do mercado é incentivar a produção e aumentar o número de produtores. O nosso mercado nasceu a partir da ideia de ter um lugar onde os nossos produtores pudessem vender os seus produtos perto do local de produção e diretamente ao consumidor, reduzindo os custos logísticos e otimizando os ganhos. O impacto é enorme. A valorização do produto traduz-se em desenvolvimento sustentável, com um aumento do rendimento e com um desenvolvimento social, ambiental e paisagístico de uma área, onde a paisagem em socalcos é classificada como Monumento Nacional. O Mercado da Terra é também muito importante como atração turística para as dezenas de milhares de visitantes que visitam a aldeia todo ano”, estima Sérgio Rodrigues. 

O Mercado da Terra é um projeto implementado pelos membros da comunidade Slow Food “Aldeia Slow Food – Sistelo”, com o apoio da Junta da Freguesia de Sistelo, do Município de Arcos de Valdevez, sendo uma iniciativa financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), e sob a gestão da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado de Lima. 

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes