Estão em curso trabalhos de beneficiação da Extensão de Saúde de Soajo e, se tudo correr como o previsto, a unidade “reabrirá ao público no início de julho”, segundo adiantou o edil João Manuel Esteves na reunião de Câmara de 6 de junho. O equipamento está encerrado desde que o médico Luís Miguel Moreira se aposentou.
Ao que tudo indica, a Extensão de Soajo vai reabrir com uma nova médica. Segundo o apurado por este jornal, junto de fonte da ULSAM, coube à “Direção Clínica da USF UarcoS, no estrito cumprimento de regulamentação específica, desencadear as diligências necessárias de forma a operar a respetiva substituição no polo de Soajo”.
De acordo com a quantidade de médicos e de horas de prestação, assim será feita a gestão, sendo expectável que a unidade mantenha a mesma frequência semanal de funcionamento.
Embora o número de utentes inscritos na Extensão de Saúde de Soajo tenha diminuído de forma drástica nos últimos anos (em linha com a diminuição da população), este equipamento facilita o acesso da comunidade, maioritariamente envelhecida, aos cuidados de saúde.
Desde 1996 que o funcionamento do polo de Soajo está circunscrito a um médico.