Anúncio da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional
Programa de Revitalização de Aldeias integra Branda Científica de S. Bento do Cando
A Branda Científica de S. Bento do Cando, bem no interior do Parque Nacional, vai ser uma realidade. Quem o anunciou foi a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional por ocasião da sessão de abertura da EXPOVEZ, no passado dia 5 de maio.
“O Governo vai fazer o lançamento do Programa de Revitalização de Aldeias (programa transfronteiriço) e nele estará integrado o projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando. Depois das eleições regionais em Espanha [marcadas para 28 de maio], avançaremos com a iniciativa”, adiantou Isabel Ferreira.
O futuro laboratório vivo em plena Reserva Mundial da Biosfera será a estação científica mais a norte de Portugal, indo criar condições com vista ao desenvolvimento e inovação nesta parte do território. A escolha da Branda de S. Bento do Cando explica-se pelo facto de “pertencer à pérola do Parque Nacional, de ser um local turístico no estio, pela proximidade ao vale glaciar do rio Vez e pela oportunidade de desenvolver residências universitárias e residências para investigadores”, disse a governante.
“Trata-se de um território com uma biodiversidade única e com oportunidades de estudo na área das ciências naturais (Biologia, Geologia e Ciência Animal)”, acrescentou Isabel Ferreira.
O Programa de Revitalização de Aldeias será apresentado em Penha Garcia (freguesia de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco), provavelmente, em finais de junho.