Desde o passado dia 17 de junho que seis jovens artistas (atores, músicos e dançarinos) estão a percorrer a freguesia de Miranda para recolher testemunhos, tradições, dizeres e canções até 30 do mês corrente. Uma troca de experiências entre pessoas com histórias de vida e realidades completamente diferentes. Estas conversas e interações serão registadas e daí resultará, posteriormente, um documentário.
“Durante a residência, procurar-se-á a construção de objetos artísticos que cruzem a cultura produzida pela comunidade de Miranda com os conhecimentos, interesses e culturas vividas pelos artistas exteriores a esta comunidade. Atos poéticos onde se mistura cultura popular minhota e cultura diversa, tradição e subversão, ruralidade e cosmopolitismo, sacralidade e profanidade. De modo a provar que nestes corpos tudo convive”, antecipa Alexandrina Cunha, presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda, coletividade que emparceira a iniciativa com a Junta de Freguesia e o Município.
A culminar a experiência realizar-se-á, no dia 30 de junho (pelas 17.00), no Parque de Merendas da Poça do Couto (Floresta Encantada de Miranda), um espetáculo onde participarão também alguns mirandenses. Uma forma de mostrar a importância da cultura e das tradições e que a arte pode estar em pequenos hábitos do dia-a-dia.
O projeto nasceu de uma ideia de David Costa, artista multidisciplinar mirandense.