18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioFreguesiasSou um acérrimo defensor de que a Extensão de Saúde de Soajo...

Sou um acérrimo defensor de que a Extensão de Saúde de Soajo se mantenha em funcionamento

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

O médico alocado à Extensão de Saúde de Soajo, Luís Moreira, está na iminência de se aposentar e cabe à Unidade de Saúde Familiar (USF) UarcoS – a que o clínico está vinculado no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez – proceder à respetiva substituição quando chegar o momento da reforma.

Segundo o apurado por este jornal, junto de fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, “é à Direção Clínica da USF UarcoS que, no estrito cumprimento de regulamentação específica, compete desencadear as diligências necessárias de forma a operar a substituição no polo de Soajo”.

Questionada sobre se a Extensão de Saúde de Soajo podia encerrar, a mesma fonte adiantou que “todos esperamos que não, é um serviço de proximidade que deve ser mantido. Estamos numa fase crítica, devido à crise política que se abriu, e, também por causa disso, a Administração da ULSAM, que já devia ter sido substituída no início da pandemia, continuará mais algum tempo em funções”. 

Luís Moreira “assentou praça” na Extensão de Saúde de Soajo em janeiro de 1986, “juntamente com o querido amigo e colega Lago da Costa”, onde “iniciámos a nossa carreira de Clínica Geral (hoje Medicina Geral e Familiar)”, lembra o clínico no Boletim Cultural Terra de Val de Vez, do Grupo de Estudos do Património Arcuense. Desde 1996 que o funcionamento da Extensão de Saúde de Soajo ficou reduzido a um médico.

Com quase 38 anos de serviço na Extensão de Soajo, Luís Moreira diz ter criado relações de afetividade com os utentes para a vida toda. “[…] Mais do que um médico de família, sinto-me um médico da comunidade, passando esta a constituir uma família mais alargada em relação à qual, ao fim de tantos anos e de tantas e tantas horas de partilha, eu passei a ter um sentimento de pertença. […] Terminando a minha atividade como médico, tenciono poder continuar a dedicar uma boa parte do meu tempo a desfrutar da amizade que me liga a toda aquela comunidade e, dentro do possível, continuar a ser útil”, lê-se na referida publicação. 

Para o clínico, “embora o número de utentes inscritos na Extensão de Saúde de Soajo tenha diminuído drasticamente ao longo dos anos de funcionamento da mesma, os pressupostos que levaram à sua abertura continuam atuais, mantendo-se a dificuldade no acesso da população aos cuidados de saúde, pelo que sou um acérrimo defensor de que a Extensão se mantenha em funcionamento, continuando a prestar um serviço tão útil à comunidade”, preconiza Luís Moreira. 

 

Magusto concorrido

A Casa do Povo da Vila de Soajo organizou o tradicional magusto no passado dia 19 de novembro. A iniciativa, em tarde soalheira, reuniu dezenas de pessoas.  

A degustação das castanhas assadas, acompanhadas do vinho novo, seguiu-se à abertura da exposição D’Art-Vez no salão da coletividade soajeira. 

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes