O Município de Arcos de Valdevez e a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca estão a promover um programa alargado de animação “Magia de Natal Faz-se Presente”. Do cartaz fazem parte eventos como o Mercado de Natal, espetáculos de música e teatro, atividades para as famílias e o público infantil, fomentando-se com isso a “dinamização do comércio e turismo”, bem como a “criação de rendimento e emprego”.
A iniciativa foi inaugurada com as luzes de Natal pelas ruas da vila de Arcos de Valdevez no passado dia 30 de novembro e prosseguiu no dia 1 de dezembro com a abertura da Floresta Encantada na Porta do Mezio.
Na Praça Municipal, no dia 12 de dezembro, foi inaugurada a exposição das árvores de Natal originalmente concebidas pelas IPSS, escolas e associações concelhias, com o feliz reaproveitamento de materiais.
O Mercado de Natal abriu ao público esta quinta-feira, 19 de dezembro, no Campo do Trasladário, e só termina no próximo domingo, 22. Nele, os visitantes poderão degustar a doçaria tradicional, assim como assistir a sessões da arte de cozinhar ao vivo, espetáculos musicais e de teatro e muitas outras atividades.
De 18 a 20 de dezembro (depois a 26 e 27), as famílias com crianças estão convidadas a visitar o Paço de Giela (Férias com História) e a Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo (Férias dos Duendes). A programação para os mais pequenos inclui também as Oficinas de Férias (Centro Ciência Viva dos Arcos) nos dias 23, 26 e 27.
No próximo domingo, 22, realiza-se mais uma edição do Natal Run Solidário, evento que alia o desporto e o bem-estar à solidariedade, com o objetivo de recolher bens alimentares para as instituições sociais do concelho.
Até 23 de dezembro, o espírito da quadra sobe a primeiro plano com o “Natal das Ruas”.
Além de concertos e de outras atividades, o dia 31 de dezembro comporta as comemorações da passagem de ano em parceria com a Folia, no Campo do Trasladário.
O programa encerra no dia 12 de janeiro com o grande concerto de Ano Novo da Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, no auditório da Casa das Artes.
Encontro de culturas
O Campo do Trasladário, acolheu no dia 15 de dezembro, mais uma edição da iniciativa ‘Natal pelo Mundo’, um evento que permitiu promover a partilha de tradições natalícias, por um lado, e fortalecer os laços entre a comunidade local e os migrantes, por outro.
A iniciativa teve como atividade principal a realização de um Mercado de Natal, uma oportunidade única para provar e compartilhar os sabores autênticos da gastronomia natalícia relativa a dezenas de países estrangeiros, de onde são originários os imigrantes que residem nos Arcos. O dia ficou marcado por momentos de animação, onde todas as comunidades expressaram a sua cultura, com natural destaque para as danças africanas.