Desde finais de novembro que as ruas de Arcos de Valdevez estão decoradas a preceito e a iluminação natalícia também dá outra cor e brilho à sede do concelho, criando um espírito mais alegre nos arcuenses e visitantes. O quadro fica composto com a difusão de música ambiente alusiva à época. O comércio local aderiu, igualmente, ao espírito natalício, enfeitando as suas montras, que estão engalanadas e iluminadas (o concurso das montras, que emparceira Município e ACIAB, reúne meia centena de aderentes). Como é hábito, também a exposição das árvores feitas pelas IPSS, escolas e associações concelhias estará patente na Praça Municipal, a partir de 12 de dezembro.
Da programação natalícia são de destacar as atividades para crianças, o ‘Torneio dos Reis’ (jogos de tabuleiro) no passado dia 1 de dezembro, a ‘Floresta Encantada’ na Porta do Mezio até 12 de janeiro (excetuando 24 e 31 de dezembro), as ‘Férias com História’ no Paço de Giela de 18 a 20 de dezembro, além das “Oficinas de Férias” nas Oficinas de Criatividade Himalaya, a 23, 26 e 27 de dezembro.
No dia 22, realiza-se mais uma edição do ‘Natal Run Solidário’, evento que alia o desporto e o bem-estar à solidariedade, com o objetivo de recolher bens alimentares para as instituições sociais do concelho.
A animação musical sobe a primeiro plano com a atuação das Cantadeiras de Soajo a abrir o programa no dia 1 de dezembro, o concerto musical de Maria João e Carlos Bica Quarteto a 7, o concerto de Natal Camerata Portuguesa no dia 14, o concerto de Natal pelos alunos do Conservatório de Artes de Valdevez no dia 15, as músicas de Natal com a Orquestra da Escola de Música da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez no dia 22 e o concerto de Ano Novo pela Banda da SMAV no dia 12 de janeiro. Já a animação do comércio local estará a cargo do movimento associativo entre 16 e 23 de dezembro.
O típico Mercado de Natal realizar-se-á no Campo do Trasladário entre 19 e 22 de dezembro, onde os visitantes poderão comprar doces, produtos locais e artesanato.
Além da animação com Carlos Rodrigues e de outras atividades, o dia 31 de dezembro comporta as comemorações da passagem de ano em parceria com a Folia, no Campo do Trasladário.
Mistura de culturas
O Campo do Trasladário vai ser palco, no próximo dia 15 de dezembro, de mais uma edição da iniciativa ‘Natal pelo Mundo’, um evento que visa promover a partilha de tradições natalícias, por um lado, e fortalecer os laços entre a comunidade local e os residentes migrantes, por outro.
A iniciativa tem como atividade principal a realização de um Mercado de Natal, uma oportunidade para provar e compartilhar os sabores autênticos da gastronomia natalícia relativa a vinte países estrangeiros, de onde são originários os imigrantes que residem nos Arcos. O dia será marcado por momentos de animação, onde todas as comunidades expressarão a sua cultura através da música e da dança.
ACIAB promove cheques-prenda
Por altura da quadra natalícia, a ACIAB promove cheques-prenda, oferecidos pelos comerciantes de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, num montante global que ascende a cerca de 13 mil euros em prémios. O sorteio realizar-se-á a 6 de janeiro de 2025.
Natal por Terras de Valdevez
O Natal oferece motivos de visitação em vários pontos do território, nomeadamente a Floresta Encantada, a iluminação e presépio de Natal (Soajo), o presépio de Natal (santuário de Nossa Senhora da Peneda), a decoração das fontes e lavadouros de Prozelo, o presépio de Natal no Couto e em Sistelo, a árvore de Natal gigante em Rio de Moinhos e a iluminação dos miradouros de São Mamede (Senharei).