A Direção da Organização Regional de Viana do Castelo (DORVIC) do PCP é de opinião que a proposta de Orçamento do Estado para 2025 é negativa para a vida da imensa maioria dos trabalhadores, dos reformados e dos jovens.
“Mas não será por falta de propostas, de iniciativa, de vontade do PCP que os problemas do povo, do país e do Alto Minho ficarão sem resposta. Cada uma das propostas do PCP visa melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo, desde o trabalho e segurança social à cultura, passando pela saúde, pela habitação e pelos transportes, pela educação e pela ciência, tecnologia e ensino superior, pela agricultura, pescas e pela economia em geral, num contexto em que grassam as injustiças e desigualdades sociais”, condena o secretariado da DORVIC do PCP.
Entre as propostas com incidência no Alto Minho destacam-se o plano de capacitação da ULS Alto Minho, com a reabertura dos serviços de atendimento permanente em Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura e Valença; o prolongamento da A28 até Valença, Monção e Melgaço; e o programa de erradicação de invasoras nos rios Lima e Minho.
Governo implementa programa de erradicação das espécies exóticas nos rios Lima e Minho
O Governo vai desenvolver, em 2025, um programa de erradicação das espécies exóticas invasoras nos rios Lima e Minho, a fim de proteger a flora e a fauna autóctones, permitindo a fruição dos rios e das suas margens para atividades económicas e de lazer, turismo e desporto, nomeadamente a pesca e a prática da canoagem.