7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024
InícioPartidosNa denominada “estrada da morte” PS defende “instalação de radares de controlo...

Na denominada “estrada da morte” PS defende “instalação de radares de controlo de velocidade para diminuir a sinistralidade no IC28”

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

A vereação do PS-Arcos defende a implantação de “radares de controlo de velocidade para diminuir a sinistralidade no IC28”, que liga Ponte de Lima a Arcos de Valdevez e Ponte da Barca. A medida foi apresentada na reunião de Câmara de 10 de outubro.  

“Mais uma vez assistimos a um acidente mortal no IC28, mesmo após as breves reparações e instalação de pinos novos em alguns troços daquela via. Isto prova que, infelizmente, o problema não está resolvido e são necessárias medidas extra. Se é verdade que não é possível colocar separador central devido à largura da via, então, e se a maior parte dos acidentes resultam ou são dramaticamente agravados pelo excesso de velocidade, resta-nos uma possibilidade: instalar radares de controlo de velocidade”, exorta João Braga Simões. 

“O Alto Minho vê sistematicamente vidas dos seus conterrâneos ceifadas por acidentes nesta estrada. Já acumulámos cifras de morte que ultrapassam o razoável e as medidas tomadas até agora pouco fizeram para diminuir a frequência das tragédias. É tempo de solicitar à empresa Infraestruturas de Portugal (IP) que coloque radares de controlo de velocidade nos troços mais perigosos e, naqueles em que for viável, instale separador central. Esta via é estruturante para a região, mas não pode continuar a ser um cemitério para os alto-minhotos”, ressalva o vereador socialista. 

Entretanto, a IP, sob insistência do executivo municipal, garante que promoverá todas as medidas necessárias e adequadas no sentido de reforçar os níveis de segurança rodoviária no IC28. 

 

Cronologia de acidentes trágicos no IC28

. 4 de janeiro de 2007 | Um operário da construção civil de 29 anos não resistiu a uma violenta colisão no IC28, próximo do nó de Refoios. 

. 25 de outubro de 2013 | Um acidente envolvendo duas viaturas ligeiras originou um morto (de 25 anos), do sexo masculino, na zona de Souto.

. 20 de julho de 2014 | Um jovem de 28 anos perdeu a vida na sequência de um despiste no IC28 e posterior queda de uma altura de 40 metros, na freguesia de Távora.

. 20 de setembro de 2015 | Um jovem de 26 anos morreu no seguimento de um aparatoso acidente em Távora.

. 30 de abril de 2020 | Uma violenta colisão frontal entre dois veículos ligeiros, entre Jolda e Padreiro, fez dois mortos, um jovem de 22 anos e um indivíduo na casa dos 50 anos. 

. 19 de dezembro de 2021| Idosa de 96 anos morreu em despiste de ambulância na zona de Távora. 

. 21 de agosto de 2023 | Um sinistro, entre duas viaturas ligeiras e um motociclo, provocou a morte do motociclista de 36 anos.

. 9 de setembro de 2023 | Duas pessoas morreram na sequência de um choque frontal entre dois veículos na zona de Távora.

. 6 de outubro de 2024 | Uma mulher de 27 anos (de nacionalidade brasileira) morreu como resultado de um violento choque frontal, que fez mais três feridos, em Refoios.

Nota | Este levantamento não é exaustivo.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes