A Confraria de Nossa Senhora da Peneda vai promover uma candidatura à Rota “Santuários a Norte”, em articulação com o Município arcuense. Esta parceria “não acarreta encargos para a edilidade arcuense”, segundo disse o executivo municipal na reunião de Câmara de 21 de novembro.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte promovem conjuntamente uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”, tendo em vista o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na região Norte.
Ao mesmo tempo, instituem o selo “Rotas do Norte”, previsto no Plano de Ação Regional para a Cultura NORTE 2030, que constitui critério de admissibilidade de candidaturas de bens de património cultural a financiamento do NORTE 2030.
Apenas as entidades proprietárias, gestoras ou promotoras de bens de património cultural podem submeter pedidos de adesão às “Rotas do Norte”.