O próximo dia 1 de março assinala a abertura da pesca aos salmonídeos para os muitos aficionados deste desporto no concelho de Arcos de Valdevez (e não só). Sendo um sábado é de esperar que sejam muitos os pescadores a pegar nos artefactos de pesca para palmilhar os rios truteiros da região, nomeadamente o Lima e o Vez.
Mas a truta, principal atração das águas interiores do Alto Minho, vai rareando cada vez mais no rio Lima, devido à proliferação de espécies vorazes como o achigã, a carpa, o lúcio e, até, o corvo-marinho, ave aquática que já começou a nidificar no território, sobretudo na bacia do rio Lima.
Além da truta, estes predadores têm sido extremamente nefastos para outras espécies residentes, designadamente o escalo e a boga, que praticamente desapareceram no rio Lima. Também a perca, que se alimenta de ovos e juvenis de espécies autóctones, tem ajudado à erradicação destas.
A licença de pesca lúdica regional em águas doces (Licença de Pesca Desportiva) pode ser adquirida em qualquer terminal Multibanco por 14,03 euros. Nos troços loteados, também é necessário adquirir – nas Piscinas Municipais – licença por jornada de pesca (50 cêntimos por dia).