Os projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Municipal (OPM) estão, na sua grande maioria, em fase de desenvolvimento.
“Neste momento, temos uma avaliação positiva do OPM e estamos em condições de lançar a proposta para nova edição no ano que vem”, frisou a vereadora Emília Cerdeira na reunião de Câmara de 7 de novembro.
Segundo o cronograma, o período de preparação do segundo OPM decorre este mês de novembro, a apresentação pública está calendarizada para dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a recolha de propostas encontra-se agendada para fevereiro e março do ano que vem, a análise técnica e discussão pública durante o mês de abril e a votação das propostas finalistas nos meses de maio e junho.
A aprovação final do OPM está prevista para o mês de julho, período durante o qual decorrerá a apresentação dos resultados.
No calendário, a revisão do orçamento está marcada para agosto e a partir de setembro está determinado fazer a avaliação e a implementação dos projetos.
O OPM incide sobre quatro grandes áreas temáticas: “Cidadania, Responsabilidade Social e Juventude”; “Cultura, Desporto, Bem-estar e Associativismo”; “Ambiente e Sustentabilidade”; “Promoção Empresarial e Territorial”.