O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, será o “número dois” da lista da Aliança Democrática (PSD, CDS e PPM) às eleições legislativas antecipadas do próximo dia 18 de maio, segundo disse a este jornal Olegário Gonçalves, presidente da Distrital social-democrata, na decorrência da reunião extraordinária da Comissão Política Distrital alargada do PSD, realizada na passada terça-feira. Prestes a completar o terceiro mandato seguido à frente do Município arcuense, João Manuel Esteves, a priori, tem grandes possibilidades de ser eleito. Por curiosidade, o número um da lista será indicado pelo PSD Nacional – nas últimas eleições legislativas a lista foi liderada por José Pedro Aguiar-Branco.
Entretanto, o número três da lista será Dália Lima (de Ponte de Lima), sob indicação da concelhia de Viana do Castelo. Ao CDS compete nomear o quarto elemento da lista, devendo o arcuense José Lago Gonçalves, presidente da JSD do Alto Minho, assumir o quinto lugar.
Nas eleições legislativas de 2024, a AD elegeu no Alto Minho os deputados José Pedro Aguiar-Branco e Emília Cerqueira – a advogada de Arcos de Valdevez no adeus ao Parlamento já foi anunciada como candidata do PSD à Câmara Municipal de Paredes de Coura.
O Alto Minho elege cinco deputados à Assembleia da República.