6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioPolíticaJosé Pedro Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

José Pedro Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Depois de três tentativas falhadas no dia 26 de março, os 230 deputados da Assembleia da República voltaram no dia seguinte a reunir-se em plenário para eleger o presidente da Assembleia da República. O social-democrata José Pedro Aguiar-Branco, eleito pelo círculo de Viana do Castelo nas legislativas de 10 de março, reuniu 160 votos a favor, na quarta votação, sucedendo ao socialista Augusto Santos Silva. O deputado do Chega, Rui Paulo Sousa, obteve 50 votos, registando-se 18 votos brancos.

A eleição de José Pedro Aguiar-Branco foi possível após um entendimento entre o PS e o PSD para uma Presidência dividida, devendo Francisco Assis assumir o lugar a partir de 2026, isto se o Governo de Luís Montenegro se mantiver em funções nessa altura. 

José Pedro Aguiar-Branco, de 66 anos, foi eleito deputado entre 2005 e 2019, tendo ocupado o cargo de ministro da Defesa no Governo liderado por Passos Coelho, entre 2011 e 2015, e de ministro da Justiça no Governo PSD/CDS-PP encabeçado por Pedro Santana Lopes, em 2003-2004.

Foi também presidente do grupo parlamentar social-democrata na XI Legislatura e vice-presidente do partido de abril de 2008 a março de 2010, durante a liderança de Manuela Ferreira Leite.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1980, Aguiar-Branco iniciou no mesmo ano o exercício da advocacia na primeira sociedade de advogados constituída em Portugal.

As quatro vice-presidências da Assembleia da República estão nas mãos de Teresa Morais (PSD), Marco Perestrello (PS), Diogo Pacheco de Amorim (Chega) e Rodrigo Saraiva (Iniciativa Liberal).

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes