O Dia Internacional da Proteção Civil foi assinalado pelos vários agentes com uma demonstração de meios no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (AHBVAV) no passado dia 1 de março. A exposição de viaturas e equipamentos fez as delícias dos alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV) que visitaram o recinto e interagiram com os operacionais presentes.
No Dia da Proteção Civil, as portas da AHBVAV estiveram abertas para receber a comunidade escolar. Num dia dedicado à segurança e à prevenção, estiveram aquarteladas no recinto diversas forças da Proteção Civil. “Foi uma oportunidade única para as crianças e jovens conhecerem de perto o trabalho heroico dos nossos bombeiros e de todos os que se dedicam a proteger a nossa comunidade”, assinalou a prestimosa Associação Humanitária arcuense.
Mas, de 26 de fevereiro a 1 de março, no âmbito da semana dedicada à Proteção Civil, o quartel da AHBVAV recebeu a visita de diversas turmas do AEV, às quais foram proporcionadas visitas guiadas às instalações, bem como a oportunidade da dar a conhecer os equipamentos e os veículos operacionais.
O programa de comemorações incluiu a realização de um simulacro na Escola Básica Prof. António Melo Machado. “Este exercício reafirmou o nosso compromisso com a segurança da comunidade e a importância da prontidão em situações de emergência. Juntos, construímos um futuro mais seguro e preparado”, disse o comandante Filipe Guimarães.
O Dia Internacional da Proteção Civil visa alertar e sensibilizar para a importância da Proteção Civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.