O Norte de Portugal e a Galiza (Espanha) lançaram, no passado dia 30 de outubro, o programa transfronteiriço ‘Iqual Campus’, que visa uma “inclusão efetiva e generalizada” da igualdade de género em todas as atividades profissionais, através da aposta na formação. A iniciativa emparceira a Junta da Galiza, que lidera o processo, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, a do Vale do Cávado, a Universidade do Porto e a Universidade de Santiago de Compostela.
“Melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação no domínio da igualdade no trabalho na Galiza e no Norte de Portugal” é o propósito do projeto, segundo o governo regional galego.
Entre as atividades previstas, estão a “conceção de um sistema de formação conjunta e de um currículo comum sobre igualdade de género no mercado de trabalho” e a implementação de um sistema de certificação de competências “em matéria de igualdade entre homens e mulheres”. Está também programado o lançamento de um campus virtual com planos de formação sobre igualdade de género.
O projeto contempla ainda a criação de um observatório transfronteiriço de competências de formação para que exista monitorização e análise das competências de formação em igualdade laboral na eurorregião Galiza-Norte de Portugal.