Os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, situados no vale do Lima, vão ser em 2025 “Região Europeia da Gastronomia e Vinho”. A iniciativa resulta de uma candidatura à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tendo sido a mesma distinguida em reunião da Assembleia Geral com o título de “Região Europeia de Gastronomia e Vinhos 2025”.
A AMPV considerou que, nos quatro municípios banhados pelo rio Lima, a gastronomia e os vinhos são “dos mais importantes produtos da oferta turística”, razão pela qual justificou a distinção, “como forma de estimular a ligação” entre eles.
O projeto Vale do Lima Região da Gastronomia e Vinho “visa impulsionar o turismo enogastronómico da região, promovendo o seu rico património cultural e a identidade gastronómica local”. Complementarmente, pretende ainda “estimular a economia circular, envolver as comunidades, incentivar a transferência de conhecimentos entre os diferentes agentes do setor, além de valorizar os profissionais da agroalimentação e da restauração”.
Atualmente, existem 45 produtores engarrafadores no Vale do Lima. Quanto às “especialidades gastronómicas, a região caracteriza-se pelo uso diversificado de “produtos frescos, como leguminosas, carnes provenientes dos prados e frutos do mar, refletindo a proximidade com o oceano”.