A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) continua a comemorar os seus 15 anos e, no mês de abril, assinala os 50 anos do 25 de Abril, com a exposição itinerante “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”. Em parceria com a Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, a mostra percorrerá as dez bibliotecas municipais do distrito de Viana do Castelo. A entrada é livre.
A primeira mostra arrancou no passado dia 18 de março, em Ponte da Barca. Em abril passará por Melgaço, Caminha, Monção, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura. Passa ainda por Valença em abril e maio. Em junho será a vez de Viana do Castelo e Ponte Lima. A exposição terminará na Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, em Arcos de Valdevez, onde a mostra estará patente de 1 a 15 de setembro.
A exposição, criada pelo Plano Nacional das Artes, é constituída por 11 painéis sobre os 50 anos do 25 de Abril de 1974, abordando vários temas, nomeadamente: regimes políticos do século XX, Estado Novo, contestação à ditadura, guerra colonial, MFA, golpe de estado militar, revolução, descolonização e independências, PREC, democracia e ativismo. Cada quadro tem um QR Code associado que permite aceder a uma página com conteúdos suplementares (textos, fotografias, imagens, vídeos, etc.).
O programa “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” é promovido pela Comissão Consultiva Concelhia do Plano Nacional das Artes, com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, assumindo o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra a sua coordenação científica.