6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Terça-feira, Dezembro 10, 2024
InícioSaúdeDose reforçada para certos grupos Campanha de vacinação contra gripe e covid-19...

Dose reforçada para certos grupos Campanha de vacinação contra gripe e covid-19 arranca a 20 de setembro

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

A campanha de vacinação sazonal começa a 20 de setembro, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou as normas referentes à campanha de vacinação outono-inverno contra a gripe e a covid-19, definindo os grupos elegíveis, as vacinas a utilizar, os esquemas vacinais e os procedimentos técnicos associados à vacinação.

Segundo a DGS, nas unidades de saúde do SNS, a vacinação é “recomendada e gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais e utentes/residentes de estruturas residenciais para pessoas idosas, similares, rede nacional de cuidados continuados integrados e pessoas com patologias de risco”.

A vacinação também é aconselhada a grávidas e profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros dedicados ao transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes e profissionais de distribuição farmacêutica, pessoas em situação de sem-abrigo e estabelecimentos prisionais. 

“O reforço com uma nova dose da vacina contra a gripe e contra a covid-19 em cada época do outono-inverno (altura em que a circulação de vírus respiratórios é mais intensa) é essencial para evitar infeções por estes vírus que resultem em doença grave, internamento e morte, diminuindo-se de forma relevante a sobrecarga dos serviços de saúde”, sublinha a DGS.

Este ano, a vacinação contra a gripe com dose reforçada é alargada às pessoas com 85 ou mais anos de idade, além das pessoas residentes em lares, similares e rede de cuidados continuados integrados, sendo que para estes grupos a toma realizar-se-á nos centros de saúde. 

Nas farmácias comunitárias, é recomendada a vacinação para utentes entre 60 e 84 anos de idade.

A tutela vai despender 7,6 milhões de euros com a vacinação contra a covid-19 e a gripe nas farmácias e espera ter mais pessoas vacinadas até ao final de novembro.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes