6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioSaúdeEncontro de Medicina Geral e Familiar ressalta necessidade de “inovar para melhorar...

Encontro de Medicina Geral e Familiar ressalta necessidade de “inovar para melhorar cuidados de saúde”

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Pela terceira vez, a vila de Arcos de Valdevez acolheu, nos dias 1 e 2 de junho, o Encontro de Medicina Geral e Familiar (MGF). Cerca de 160 profissionais de saúde participaram em dois dias de intensos trabalhos que incluíram sessões temáticas, conferências, simpósios e workshops, além de sessões para discussão de comunicações livres. O arcuense João Braga Simões, especialista em MGF e assistente convidado da Escola de Medicina da Universidade do Minho, fechou o ciclo com a conferência “Pontes para o futuro da MGF”. 

Segundo a organização, o 23.º Encontro de MGF do Alto Minho realizou-se “em boa hora nos Arcos, vila com ligações históricas ao evento […]. Esta nova passagem do encontro de MGF do Alto Minho por Arcos de Valdevez aconteceu, aliás, num ano marcante para o Centro de Saúde local, que comemora quarenta anos nas atuais instalações”. 

Por essa razão a Associação do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez promoveu uma ação, na qual foi anunciado um boletim a publicar pelo Grupo de Estudos do Património Arcuense (GEPA) sobre o Centro de Saúde de Arcos de Valdevez e a sua história, que incidirá também sobre a evolução dos Cuidados de Saúde Primários neste concelho.

Entretanto, a delegada distrital da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar em Viana do Castelo, Sofia Azevedo, sublinhou que “estes tempos são desafiantes e propícios a refletir sobre os cuidados de saúde, mas desejamos continuar a inovar e a melhorar. Ou seja, estamos cá para continuar a trabalhar pelo SNS e é importante também motivarmos os recém-especialistas a investirem no SNS e na MGF, que é uma carreira aliciante e compensadora. Necessitamos, todavia, que muitas coisas sejam transformadas para que o quotidiano não seja demasiado desgastante e não nos leve à exaustão”.

Fotos | Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar em Viana do Castelo

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes