No Dia Mundial da Saúde Arcuense António Táboas agraciado com a Medalha de Serviços Distintos (Grau Ouro) do Ministério da Saúde

0
9

Nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, que o Governo da República celebrou no passado dia 7 de abril, o arcuense António José Táboas Lages Amorim foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos (Grau Ouro) do Ministério da Saúde, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na qual participou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Além de António Táboas, foram distinguidos, entre outros, o ex-secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Jorge Roque da Cunha, a antiga presidente da Federação Nacional dos Médicos, Maria Merlinde Madureira, o coordenador nacional das Políticas de Saúde Mental, Miguel Xavier, o principal rosto em Portugal do combate às dependências, João Goulão, e o grande responsável pelo desenvolvimento da medicina materno-fetal, Luís Mendes Graça. Entre as instituições, o Ministério da Saúde distinguiu o Hospital de São José, em Lisboa.

António Táboas, com raízes familiares em Gondoriz e Soajo, é licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, curso que concluiu em 2000. Especialista em Medicina Interna, desde 2008, e consultor em Medicina Interna, desde 2024. “Ingressou no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em 2008 e, ao longo dos últimos 17 anos, exerceu diversas funções neste Instituto, merecendo particular destaque a sua responsabilidade direta no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), serviço de vital importância para a missão do INEM, uma vez que é a partir desde Centro que se coordena o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica, em situações críticas de acidente ou doença súbita”, lê-se na nota curricular que a ministra da Saúde entregou ao médico de Arcos de Valdevez.

Além disso, Táboas “coordenou o CODU da Delegação Regional do Norte do INEM. Entre novembro de 2019 e abril de 2024, foi responsável do Gabinete de Coordenação Nacional de Orientação de Doentes Urgentes do INEM”.

“Integrou várias comissões de trabalho na área da Saúde, entre as quais a Comissão Nacional de Trauma, entre 2016 e 2017. Integrou, ainda, a task-force do INEM para as Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023. Em articulação com outras entidades do Serviço Nacional de Saúde, competiu-lhe assegurar a representação institucional a nível internacional, no domínio das competências e atribuições do INEM, designadamente relacionadas com projetos transfronteiriços de emergência médica”, acrescenta-se na nota.

“Pela competência, lealdade e dedicação com que sempre exerceu as suas funções, o médico António Táboas é merecedor de público reconhecimento através da atribuição da Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde”, justifica a tutela. 

Por seu lado, para o INEM, “esta distinção representa uma honra e um orgulho também para o Instituto”, enaltecendo o “percurso profissional exemplar, de dedicação incessante ao INEM e à Emergência Médica pré-hospitalar” de António Táboas.  

Desde fevereiro de 2024 e até à presente data, António Táboas, de 49 anos, é responsável pela Delegação Regional do Norte do INEM, função que já tinha assumido de 2014 a 2017 e em 2021.