Arcos de Valdevez na Bolsa de Turismo de Lisboa

0
7

O Município de Arcos de Valdevez, através do consórcio “Minho In”, reforçou a promoção do concelho na 35.ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a qual decorreu de 12 a 16 de março, na FIL. A iniciativa, que juntou os 24 municípios das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Ave e do Cávado, visou consolidar a marca “Amar o Minho” e apostar na divulgação massiva dos novos mapas turísticos da região, tanto no formato físico como em formato digital disponíveis na plataforma móvel “Walkbox – Amar o Minho”.

O edil João Manuel Esteves participou na cerimónia de abertura da BTL, onde, entre outros, teve oportunidade de interagir com o ministro da Economia, Pedro Reis, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins. Na circunstância, o Município arcuense “fez-se representar em dois espaços, um que integrou a Região do Porto e Norte de Portugal e o segundo relacionado com o turismo religioso, através da romaria de Nossa Senhora da Peneda”, elucidou o autarca social-democrata em reunião do executivo municipal.  

A diversidade paisagística e cultural do Alto Minho, que integra mar, montanha, gastronomia e património histórico, faz da região onde ficam as raízes mais fundas da identidade nacional um destino cada vez mais procurado. Os roteiros são dedicados ao património cultural, à arte pública e aos jardins históricos da região. O Roteiro do Património Cultural percorre monumentos e tradições que definem a identidade minhota; o Roteiro de Residências e Intervenções Artísticas destaca 37 obras de arte pública espalhadas pelo território; e, por fim, o Roteiro dos Jardins Históricos leva os utilizadores a explorar 24 espaços emblemáticos que preservam a relação entre a natureza e a história da região.

Durante os cinco dias do evento, o stand do “Amar o Minho” esteve integrado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, promovendo os principais produtos estratégicos da região, em áreas temáticas como Natureza, Enogastronomia, Património e Cultura, Eventos e Tradições, Turismo Natureza e Turismo Ativo.