O Município está a aprontar uma iniciativa para contactar os agentes no terreno sobre a viabilidade do “transporte de passageiros flexível em determinadas freguesias de Arcos de Valdevez com uma determinada dimensão e que já tiveram transporte, mas que agora não têm, a fim de eventualmente ser gizada uma rede de transporte flexível”.
Segundo o edil João Manuel Esteves, trata-se de “um serviço que permite chamar táxis ou carrinhas para servir pessoas em determinados sítios e em determinadas circunstâncias”.
O transporte de passageiros flexível caracteriza-se pela sua adaptabilidade às necessidades dos utilizadores, permitindo a flexibilidade de, pelo menos, uma das dimensões da prestação do serviço, ou os itinerários, ou os horários, ou as paragens, ou a tipologia do veículo rodoviário utilizado. Aplica-se a situações em que exista uma baixa procura na utilização do transporte público regular ou quando esse transporte não responda às necessidades dos cidadãos, como em regiões de baixa densidade populacional, ou em períodos noturnos ou de fim de semana.