Período de candidatura ao programa VITIS abre a 4 de dezembro
Foi publicado recentemente o terceiro aviso de abertura de candidaturas, no âmbito do VITIS – Programa de Apoio à Reestruturação e Reconversão da Vinha, para a próxima campanha 2024/2025. Com um montante global associado de 80 milhões de euros, este apoio abrange as intervenções “Reestruturação e conversão de vinhas – biológica” (3 milhões de euros) e “Reestruturação e conversão de vinhas” (77 milhões de euros).
Segundo a informação disponibilizada no portal do Instituto da Vinha e do Vinho, as candidaturas poderão ser submetidas entre 4 de dezembro de 2023 e 8 de janeiro de 2024, na página eletrónica do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas.
A propósito da disponibilização deste novo apoio e respetivo período de candidaturas, foi introduzida uma alteração à Portaria n.º 350/2023, de 13 de novembro, que lhe serve de base, a qual visa tornar as candidaturas mais apelativas, mediante a fixação de um limiar único de área mínima para as candidaturas agrupadas da Intervenção “Reestruturação e conversão de vinhas (biológica)”, independentemente da natureza da entidade à qual seja entregue a produção (redução de 20 hectares para 10 hectares).