18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioFreguesiasInstalado ecolugar para recolha seletiva de resíduos na vila de Soajo

Instalado ecolugar para recolha seletiva de resíduos na vila de Soajo

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

A Resulima, em colaboração com o Município de Arcos de Valdevez, colocou um ecolugar nas imediações do Campo da Feira, na vila de Soajo. Este equipamento visa aumentar as taxas de reciclagem, constituindo um complemento à solução de recolha seletiva já disponibilizada noutros pontos da localidade.

A colocação deste ecolugar, segundo a Resulima, “tem o intuito de contribuir ativamente para a redução da quantidade de resíduos em aterro, estimulando a economia circular e conseguindo ganhos ambientais”. Além disso, o protocolo assinado entre a Resulima e o Município prevê “vantagens a nível financeiro por cada tonelada recolhida: 30 euros para os resíduos de embalagem de vidro; 70 euros para os resíduos de embalagem de papel/cartão; e 150 euros para os resíduos de embalagens de plástico e metal”. 

O ecolugar destina-se a recolher “volumes maiores do que o ecoponto, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens de plástico e metal”.

Atualizadas as taxas para uso do salão da Casa do Povo da Vila de Soajo

A Assembleia da Casa do Povo da Vila de Soajo, reunida em sessão ordinária no passado dia 25 de novembro, deliberou, por unanimidade, atualizar o valor da quota anual para 10 euros; estipular uma renda de 100 euros (por dia) para uso do salão para sócios; e fixar uma renda de 200 euros (por dia) para usufruto do referido salão para não-sócios. 

Os valores agora estabelecidos entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024. 

 

Restauração muito procurada por turistas

A “floresta encantada” tem atraído grande número de visitas às lagoas da Travanca (Cabana Maior) e disso está a beneficiar a restauração de Soajo, que tem registado grande procura desde o passado dia 1 de dezembro. 

Se dúvidas houvesse, está provado que o turismo é um setor com grande impacto económico na região, embora seja difícil conjugar uma relação perfeita entre a atividade turística com o ambiente e os valores patrimoniais (naturais).

A.F.B. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes