A Resulima, em colaboração com o Município de Arcos de Valdevez, colocou um ecolugar nas imediações do Campo da Feira, na vila de Soajo. Este equipamento visa aumentar as taxas de reciclagem, constituindo um complemento à solução de recolha seletiva já disponibilizada noutros pontos da localidade.
A colocação deste ecolugar, segundo a Resulima, “tem o intuito de contribuir ativamente para a redução da quantidade de resíduos em aterro, estimulando a economia circular e conseguindo ganhos ambientais”. Além disso, o protocolo assinado entre a Resulima e o Município prevê “vantagens a nível financeiro por cada tonelada recolhida: 30 euros para os resíduos de embalagem de vidro; 70 euros para os resíduos de embalagem de papel/cartão; e 150 euros para os resíduos de embalagens de plástico e metal”.
O ecolugar destina-se a recolher “volumes maiores do que o ecoponto, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens de plástico e metal”.
Atualizadas as taxas para uso do salão da Casa do Povo da Vila de Soajo
A Assembleia da Casa do Povo da Vila de Soajo, reunida em sessão ordinária no passado dia 25 de novembro, deliberou, por unanimidade, atualizar o valor da quota anual para 10 euros; estipular uma renda de 100 euros (por dia) para uso do salão para sócios; e fixar uma renda de 200 euros (por dia) para usufruto do referido salão para não-sócios.
Os valores agora estabelecidos entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024.
Restauração muito procurada por turistas
A “floresta encantada” tem atraído grande número de visitas às lagoas da Travanca (Cabana Maior) e disso está a beneficiar a restauração de Soajo, que tem registado grande procura desde o passado dia 1 de dezembro.
Se dúvidas houvesse, está provado que o turismo é um setor com grande impacto económico na região, embora seja difícil conjugar uma relação perfeita entre a atividade turística com o ambiente e os valores patrimoniais (naturais).
A.F.B.