O Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV) viu duas candidaturas aprovadas no âmbito das áreas de especialização tecnológica de Informática e Energias Renováveis. Ao todo, estão previstos mais de 1,9 milhões de euros para a modernização da oferta da formação profissional naquelas duas áreas de especialização tecnológica. Os resultados da segunda fase de candidatura foram divulgados no portal do Governo adstrito aos centos tecnológicos no dia 13 de dezembro, do ano findo.
De acordo com o relatório da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, o investimento elegível aprovado para o Centro de Especialização Tecnológica (CET) de Energias Renováveis (com uma pontuação de 82,01% (a mais alta das propostas submetidas pelo Alto Minho) é de 1,2 milhões de euros. Já o CET de Informática (com 69,89% de pontuação) terá um apoio de 714 947,68 euros ao abrigo da política de modernização da oferta das instituições de ensino e da formação profissional do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os cursos em questão serão apetrechados com equipamento altamente sofisticado que responderá às necessidades do tecido empresarial da região com o intuito de formar jovens para que os mesmos ingressem no mercado laboral e constituam eles próprios um fator de inovação.