7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioEconomiaAno novo trouxe aumento de preços

Ano novo trouxe aumento de preços

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O ano novo trouxe atualizações de preços e subidas em vários setores. Dos géneros alimentícios às rendas, do tabaco à cerveja, das telecomunicações à fatura da eletricidade, passando pelos transportes, eis alguns dos setores que sofreram aumentos em 2024.

Como já era de esperar, na sequência do regresso às taxas de IVA de 6% e 23%, aumentou o preço de alguns produtos alimentares (a isenção do IVA num conjunto de 46 alimentos, terminou a 4 de janeiro). O pão foi um dos produtos que subiram de preço de modo a “mitigar os aumentos nos custos dos fatores de produção”, justificou o presidente do Conselho Fiscal da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares. Também o azeite e o bacalhau, entre outros produtos, aumentaram de preço.

Ao contrário do que aconteceu em 2023, o Governo decidiu não colocar nenhum travão às rendas, pelo que os senhorios podem aumentar as rendas em até 6,94%, embora não sejam obrigados a aplicar esta atualização.

Por seu lado, os preços da eletricidade no mercado regulado (SU Eletricidade) aumentaram 2,9% face a 2023. Na prática, a fatura média mensal de um casal sem filhos vai encarecer 1,05 euros, para um total (valor estimado) de 37,67 euros.

A viragem do ano trouxe igualmente aumentos de preços nas telecomunicações. As três principais operadoras vão aumentar as mensalidades em linha com a inflação, apesar de o regulador do setor ter pedido “contenção”. A maioria dos tarifários será atualizada a 1 de fevereiro.

O Orçamento do Estado para 2024 trouxe um agravamento dos impostos sobre as cigarrilhas e o tabaco. Neste sentido, um maço de cigarros poderá custar, pelo menos, mais 30 cêntimos (cerca de 5,30 euros). A juntar ao agravamento da tributação, as tabaqueiras poderão adicionar uma margem de 10 cêntimos, atirando o preço do maço de tabaco para 5,40 euros.

Na saúde, o preço dos medicamentos mais baratos deve aumentar à semelhança do que sucedeu no ano findo. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes