O Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez (CMDAV) celebra este ano dez anos de existência e, para assinalar a data, lança uma programação com vários concertos e iniciativas ao longo do ano. Luís Represas, Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, e o maestro Vitorino d’Almeida são alguns dos nomes do panorama artístico nacional que vão integrar os vários momentos de celebração.
Para o presidente do Conservatório, Nuno Brito, esta é “uma data importante e que não poderia deixar de ser assinalada” e “nada melhor do que contar com um cartaz repleto de momentos únicos”. O primeiro acontece já esta sexta-feira, 26 de janeiro, na Casa das Artes, designado “Conversas na Escola”, e que juntará em palco o músico Luís Represas, o comentador político Luís Marques Mendes e a atriz Sofia Nicholson, onde será debatida a importância da música na educação e na capacidade de influenciar positivamente o desenvolvimento de crianças e jovens.
Para 22 de abril está aprazada a iniciativa “Quase Abril”, na qual participará o maestro Vitorino d’Almeida. Tim, o vocalista dos Xutos & Pontapés, participará num concerto de verão que assinalará o final de ano letivo no CMDAV.
Presentemente, o Conservatório é frequentado por 224 alunos, 91 dos quais no regime de ensino articulado com o Agrupamento de Escolas de Valdevez.
“As artes e a cultura em territórios de interior são fundamentais para aproximar as crianças e jovens destes setores e dar-lhes a oportunidade de, nas suas terras, terem acesso ao ensino de música, dança e teatro”, sublinha Nuno Brito.