17.8 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioFreguesiasElas cozinharam para eles no dia 1 de abril…

Elas cozinharam para eles no dia 1 de abril…

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Aconteceu no dia 1 de abril. As mulheres cozinharam e serviram os homens, sob iniciativa das ‘Marias’, no salão da Casa do Povo da Vila de Soajo, onde se juntaram 73 homens para um mega-jantar. Em “resposta” ao Dia Internacional das Mulheres, em que os homens cozinharam para elas no passado dia 8 de março, desta vez foram as mulheres – envergando bandoletes em forma de orelhas de coelho – que prepararam as mesas, confecionaram entradas e cozinharam o pitéu para os foliões do sexo oposto. E foram elas que os serviram. Tudo a preceito.

Na cozinha, a azáfama era grande, enquanto a festa se fazia no salão, onde se juntaram várias gerações de soajeiros (e não só). Para António Alves, de 91 anos, presente nesta inédita iniciativa, o encontro à mesa valeu sobretudo pelo convívio e pela comida, apesar do muito ruído gerado na sala, situação tolerada por todos sem qualquer alarido, por ser um “momento festivo”, como bem disse António Pires Gomes. 

Os preparativos foram trabalhosos e meticulosos, da confeção das entradas (rissóis, bolinhos de bacalhau…) ao recheio dos tabuleiros e afins (fumados, queijos…), do fabrico de bolos caseiros à aquisição de fruta fresca, do tempero da carne à preparação da calda do arroz, até ao cozinhar do entrecosto.

Além disso, foi o grupo de mulheres que tratou de tudo o resto, nomeadamente da lembrança (porta-chaves alusivo ao momento) oferecida a cada um dos comensais, do sorteio das rifas adquiridas em grande número pelos homens e dos convites para a animação, esta a cargo dos tocadores de concertina e dos cantadores, que prolongaram a alegria pela noite fora. 

Constituída maioritariamente por voluntárias, a organização, com pouco tempo para distrações ou pausas, sentiu-se reconfortada pela adesão e pelas reações que os homens da freguesia foram transmitindo.

Por curiosidade, o Dia Internacional do Homem celebra-se em muitos países a 19 de novembro.                                                              

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes