Na reunião de Câmara de 9 de maio, a vereadora Isabel Carvalho Araújo reacendeu o debate sobre a insegurança rodoviária no IC28 e a importância da implementação de medidas preventivas, interpelando o executivo municipal sobre o resultado das preocupações manifestadas pela autarquia arcuense junto da empresa Infraestruturas de Portugal (IP). Desde que foi inaugurado em 2003, este itinerário complementar – que liga Ponte de Lima a Arcos Valdevez e Ponte da Barca – já registou vários acidentes com vítimas mortais (ver “Cronologia de acidentes trágicos no IC28”).
“No passado dia 5 de maio, ocorreu mais um grave acidente neste itinerário, felizmente sem vítimas mortais. Neste sentido, questiono o executivo sobre o resultado das diligências levadas a cabo no ano passado após a série de acidentes mortais que se verificaram naquela estrada. Considero que é cada vez mais urgente tomar medidas. Se, do ponto de vista físico, o troço não permite a colocação de um separador central, pelo menos medidas dissuasoras, como a colocação de radar de velocidade, são de primordial importância para mitigar os riscos”, alertou a vereadora socialista.
Na réplica, o presidente da Câmara Municipal informou que a IP, em resposta ao ofício enviado pela edilidade, deu conta de que “não foi encontrada nenhuma deficiência do ponto de vista estrutural no IC28”, apontando a empresa concessionária “o excesso de velocidade como a grande causa dos acidentes verificados nesta estrada”.
De acordo com a IP, “foi possível verificar in loco a prática de velocidades muito acima do limite legal (90 km/h) ao longo do IC28, potenciando a ocorrência de acidentes em certos lanços e a gravidade das lesões sofridas pelos intervenientes. Embora o número de acidentes não seja muito elevado, quando os mesmos acorrem, a sua gravidade é significativa, situação que é potenciada pela velocidade praticada”, reforça a empresa concessionária.
Quanto ao pavimento, “os valores obtidos cumprem o plano de controlo de qualidade, tendo por base os ensaios realizados em 2022, pelo que não existem, à data dos testes, problemas de aderência”, salienta a IP.
“Vão ser colocadas balizas cilíndricas no eixo dos lanços onde existem linhas duplas contínuas”
Apesar de não descortinar anomalias estruturais, a IP admite que, “em termos de medidas de maior envergadura, há necessidade de colocar balizas cilíndricas no eixo dos lanços onde existem linhas duplas contínuas. Esta medida inscreve-se na estratégia ‘Visão Zero 2030’, que se encontra a ser promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária”, ao abrigo do programa referente à “separação de sentidos”, com o objetivo de “atuar ao nível do separador central, incrementando os níveis de segurança em vias fora de localidades”. Esta solução foi preconizada “no âmbito da inspeção efetuada e prevê-se que seja implementada até ao final do primeiro semestre de 2024”, adianta a IP.
Sobre a denominada “estrada da morte”, o comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, tem defendido a colocação de “pinos de borracha para impedir ultrapassagens”, bem como a “correção de traçado” em determinados sítios.
Cronologia de acidentes trágicos no IC28
. 4 de janeiro de 2007 | Um operário da construção civil de 29 anos não resistiu a uma violenta colisão no IC28, próximo do nó de Refoios.
. 25 de outubro de 2013 | Um acidente envolvendo duas viaturas ligeiras originou um morto (de 25 anos), do sexo masculino, na zona de Souto.
. 20 de julho de 2014 | Um jovem de 28 anos perdeu a vida na sequência de um despiste no IC28 e posterior queda de uma altura de 40 metros, na freguesia de Távora.
. 20 de setembro de 2015 | Um jovem de 26 anos morreu no seguimento de um aparatoso acidente em Távora.
. 30 de abril de 2020 | Uma violenta colisão frontal entre dois veículos ligeiros, entre Jolda e Padreiro, fez dois mortos, um jovem de 22 anos e um indivíduo na casa dos 50 anos.
. 19 de dezembro de 2021| Idosa de 96 anos morreu em despiste de ambulância na zona de Távora.
. 21 de agosto de 2023 | Um sinistro, ao quilómetro 15,3, entre duas viaturas ligeiras e um motociclo, provocou a morte do motociclista de 36 anos.
. 9 de setembro de 2023 | Duas pessoas morreram na sequência de um choque frontal entre dois veículos na zona de Távora.
Nota | Este levantamento não é exaustivo.
A.F.B.