Foi aprovada a proposta de contrato-programa para desenvolvimento do projeto ‘Avó Mimosa’, contemplando um apoio municipal de 12 mil euros.
O montante será repartido em três parcelas de igual valor (4 mil euros), a primeira a ser facultada à data da assinatura do contrato programa; a segunda entre três a seis meses após o início do mesmo, sob apresentação de documento da respetiva despesa anteriormente transferida; a terceira (e última) no final do contrato, mediante apresentação de documentação comprovativa da despesa total do projeto.
Submetida por Inês Esteves de Brito, a ‘Avó Mimosa’ (Sabadim) foi um dos projetos candidatados ao Orçamento Participativo Municipal, tendo sido o mais votado pelo público na área de “Cidadania, Responsabilidade social e Juventude”. Segundo o descritivo, trata-se de um “serviço personalizado de cabeleireiro(a) ao domicílio”, promovendo o cuidado e o bem-estar da população mais isolada.
“A nossa ideia consiste em deslocar, uma vez por mês, a nossa equipa até às freguesias mais distantes da sede do concelho (a partir de 15 quilómetros) e fazer um serviço ao domicílio”, diz a mentora do projeto, interessada em “melhorar a autoestima das pessoas”.
“O nosso objetivo é cuidar da nossa população idosa, deixando-lhe um sorriso no rosto. Está provado que é importante cuidarmos de nós, independentemente da idade, e com o nosso serviço, pretendemos combater o isolamento e a solidão dos seniores. Queremos fazê-los sentir bonitos, importantes e amados”, reforça Inês Esteves de Brito.
A Avó Mimosa é uma homenagem à avó da proponente. “Mãe de oito filhos e avó de 15 netos, foi uma pessoa que, sem instrução, me transmitiu sempre os melhores valores e princípios pelos quais hoje me guio”, enaltece.
“Por isso, a ‘Avó Mimosa’ representa não só a minha avó, mas todas/os as/os avós e avôs de Arcos de Valdevez. Pessoas que, tal como a minha avó, merecem ser valorizadas”, defende a promotora.
O projeto vigorará durante um período de 12 meses.