18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioPolíticaNotas da Assembleia Municipal

Notas da Assembleia Municipal

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

WC do Trasladário com “falta de higiene”

Para o deputado José Pereira (PS), “as casas de banho públicas situadas no Campo do Trasladário encontram-se num estado de falta de asseio e higiene total, para lá dos equipamentos partidos ou riscados, e dos tetos caídos. É premente corrigir esta situação”. Entretanto, segundo adiantou o edil João Manuel Esteves, “as casas de banho públicas vão entrar em obras”. 

 

“Dinamismo sociocultural”

A deputada Helena Silva (PSD), “na área do património, cultura e tradições”, felicitou a “FOLIA pelas festividades do São João da Valeta e as diferentes associações que estiveram envolvidas”; o “Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez pelo seu concerto no anfiteatro com a presença do músico Tim”; o “Grupo de Teatro do Vez pela sua atividade transfronteiriça, principalmente em Espanha”; e a “homenagem à ‘Lininha’ da Valeta”.

 

“Desmoronamento” de socalcos em Sistelo

Segundo o deputado Fernando Fonseca (CDS), “muitos muros dos terrenos agrícolas em Sistelo estão a desmoronar-se sem que se tenha em atenção a sua recuperação, apesar de a paisagem cultural, formada por socalcos, estar classificada como Monumento Nacional”. 

 

“Caixotes do lixo furados”

O presidente da Junta de Freguesia de Távora (Santa Maria e São Vicente) trouxe, de novo, à baila a problemática dos contentores. “O estado em que se encontram os caixotes do lixo é uma vergonha. Em Padreiro, numa artéria muito frequentada, há um contentor sem fundo e, durante várias semanas, esteve virado ao contrário. Lembro que os arcuenses pagam milhares de euros para o serviço do lixo”, alertou António Maria Sousa. 

 

Más práticas dos autocaravanistas

O estacionamento abusivo dos autocaravanistas em Giela e as más práticas destes não são de agora, mas as queixas estão a agudizar-se. “Muitos arcuenses assistem ao lavar de louça e outros utensílios na fonte que está no caminho de acesso ao Café Riva por parte dos tripulantes das autocaravanas que estacionam naquele parque ribeirinho. Se lavam lá a louça, onde despejarão as águas residuais?”, questionou António Faria (CDS), sugerindo que se proíba o estacionamento noturno destes veículos turísticos para salvaguardar o rio Vez do “tentador” despejo das cassetes. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes