18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioComunidadesHomenagem ao poeta José Terra com inauguração de espólio em França

Homenagem ao poeta José Terra com inauguração de espólio em França

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Será prestada homenagem ao poeta português José Terra, nome destacado dos estudos lusófonos em França, durante a inauguração do “Fundo José Terra”, esta sexta-feira, 23 de junho, em Paris (Boulevard Jourdan). Este Fundo é composto por cerca de 3 mil obras, espólio que o poeta entregou na Maison du Portugal – André de Gouveia da Cité Universitaire de Paris. Na cerimónia, serão recitados poemas de José Terra pelos alunos da Secção Portuguesa do Liceu Internacional de Saint Germain-en-Laye. 

José Terra é o pseudónimo literário de José Fernandes Silva, nascido em Prozelo, em 1928. Poeta, foi ao longo da vida professor universitário na Universidade Sorbonne – Paris III, filólogo, historiador, ensaísta, crítico e tradutor. Foi o cofundador e codiretor das revistas Árvore (1951-53) e Cassiopeia (1955), que tiveram um papel fundamental na renovação da poesia portuguesa dos anos cinquenta do século passado. José Terra faleceu em Paris em janeiro de 2014, aos 85 anos.

Jorge de Sena, poeta e escritor português, descreveu a poesia de José Terra assim: “Poesia de ardente jovialidade, metaforicamente pensativa, mas muito direta na comovida dicção de um sentimento generoso”. A sua obra Espelho do Invisível, editada em 1959, foi considerada por Ramos Rosa – outra figura importante da poesia portuguesa contemporânea – como “um dos mais notáveis livros de poesia portuguesa”. 

José Terra nunca deixou de ensinar, difundir e promover a língua, a literatura e a cultura portuguesas, particularmente em França. Em reconhecimento disso, José Terra recebeu o prémio da “Divulgação da Língua Portuguesa” do “Talentos 2006”, em Lisboa (em 2007).

A inauguração do Fundo será marcada por várias homenagens que mostrarão as várias facetas de José Terra (poeta, professor, investigador, opositor da ditadura…) e será enriquecido com a presença de personalidades como a mulher de José Terra, Monique da Silva (Université Paris 8), José Manuel da Costa Esteves (Cátedra Lindley Cintra, Université Paris Nanterre), Maria Helena Araújo Carreira (professora emérita de português na Université Paris 8), entre outras figuras conhecidas. 

O evento emparceira a Cátedra Lindley Cintra da Université Paris Nanterre e o Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Université Paris 8 de Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes