13.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioFreguesiasFestival de folclore encantou Vilarinho das Quartas

Festival de folclore encantou Vilarinho das Quartas

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas (Soajo), fundado em 2011, comemorou 12 anos de existência no passado dia 11 de junho, festejando a efeméride com a organização do décimo festival de folclore no largo fronteiro à capela do idílico lugar. Além dos aniversariantes, o evento contou com a participação do Grupo de Danças e Cantares ‘As Gamelinhas’ de Palme (Barcelos), do Rancho Folclórico da Correlhã (Ponte de Lima) e do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo. 

No discurso da praxe, o diretor do Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas apontou a novidade preparada para este ano. “Em vez das tradicionais fitas de participação, optámos por fazer algo diferente, porque nós preservamos as nossas tradições e recolhemos aquilo que os nossos antepassados faziam, vestiam e cuidavam… Por isso, a nossa lembrança baseou-se na recolha de uma algibeira feita na freguesia de Soajo, há mais de cem anos, e decidimos fazer a respetiva recriação, com o objetivo de a oferecer, devidamente emoldurada, aos grupos convidados. Nos próximos anos, seguiremos esta linha”, antecipou Ruben Coelho, que chamou ao palco Emília Cerdeira, vereadora do Associativismo, Alexandre Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Soajo, padre Custódio Branco, pároco de Soajo, Rui Araújo, em representação dos Baldios de Soajo, e Carla Araújo, em representação da Federação do Folclore Português, para a cerimónia de entrega de lembranças. 

Finalizado o ato protocolar, o Rancho anfitrião e os convidados de honra levaram a festa e a alegria ao lugar, onde as “modinhas”, as danças e os cantares tradicionais, alguns dos quais fortemente associados aos trabalhos do campo, estiveram no epicentro das atuações.

Com vários elementos infanto juvenis, o Rancho anfitrião, sob a direção de Ruben Coelho, tem-se notabilizado pela divulgação do folclore em respeito pelas tradições. “O nosso Rancho tem feito um grande trabalho de recolha para preservar e perpetuar no tempo trajes, danças, cantares e demonstrações do que era o trabalho árduo no campo, mantendo a respetiva identidade”, observou o responsável. 

A tarde festiva reservou ainda espetáculos, a solo, de Daniel Sousa e Lucas Pina. 

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes