18.6 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioAmbienteCentral do Alto Lindoso “reduziu funcionamento em julho” para que “a albufeira...

Central do Alto Lindoso “reduziu funcionamento em julho” para que “a albufeira se mantivesse praticamente estabilizada”

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Depois de um período em que os grupos geradores da Central do Alto Lindoso funcionaram regularmente, a infraestrutura reduziu a frequência de turbinação no mês findo. 

“A Central do Alto Lindoso tem funcionado, em grande parte, em resposta a solicitações da entidade que gere o sistema elétrico. Em julho, os grupos geradores da central funcionaram, mas não com a regularidade [dos meses anteriores]. Por exemplo, na última semana de julho, a Central trabalhou apenas um dia (30 de julho) e por cerca de duas horas. Esta redução das horas de funcionamento levou a que a cota da albufeira se tivesse mantido praticamente estabilizada nas últimas semanas (o nível da albufeira é sensivelmente o mesmo desde 8 de julho)”, disse ao NA fonte oficial da EDP. 

“O nível de armazenamento da albufeira do Alto Lindoso apresenta valores idênticos a anos anteriores, como no caso mais recente de 2021 e 2022 (em que até foi registado um nível de armazenamento um pouco abaixo do atual) e a anos anteriores como 2010, 2011 ou 2015, apenas a título de exemplo. Esses valores estão relacionados com as afluências próprias a essa bacia hidrográfica nesta altura do ano e com a gestão dos recursos da albufeira, de acordo com as necessidades energéticas do país”, acrescenta a EDP. 

 

Albufeira das Conchas em máximos históricos 

A albufeira das Conchas (Ourense, Galiza) apresenta níveis de armazenamento no seu máximo histórico.  Os turistas que afluem ao acampamento Aquis Querquennis e às termas de Portoquintela encontram “águas a cotas muito elevadas”, impossibilitando o “banho nas fontes termais”, sendo que o “acampamento estava 70% inundado em finais de julho”, de acordo com o jornal La Voz de Galicia

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes