Depois de um período em que os grupos geradores da Central do Alto Lindoso funcionaram regularmente, a infraestrutura reduziu a frequência de turbinação no mês findo.
“A Central do Alto Lindoso tem funcionado, em grande parte, em resposta a solicitações da entidade que gere o sistema elétrico. Em julho, os grupos geradores da central funcionaram, mas não com a regularidade [dos meses anteriores]. Por exemplo, na última semana de julho, a Central trabalhou apenas um dia (30 de julho) e por cerca de duas horas. Esta redução das horas de funcionamento levou a que a cota da albufeira se tivesse mantido praticamente estabilizada nas últimas semanas (o nível da albufeira é sensivelmente o mesmo desde 8 de julho)”, disse ao NA fonte oficial da EDP.
“O nível de armazenamento da albufeira do Alto Lindoso apresenta valores idênticos a anos anteriores, como no caso mais recente de 2021 e 2022 (em que até foi registado um nível de armazenamento um pouco abaixo do atual) e a anos anteriores como 2010, 2011 ou 2015, apenas a título de exemplo. Esses valores estão relacionados com as afluências próprias a essa bacia hidrográfica nesta altura do ano e com a gestão dos recursos da albufeira, de acordo com as necessidades energéticas do país”, acrescenta a EDP.
Albufeira das Conchas em máximos históricos
A albufeira das Conchas (Ourense, Galiza) apresenta níveis de armazenamento no seu máximo histórico. Os turistas que afluem ao acampamento Aquis Querquennis e às termas de Portoquintela encontram “águas a cotas muito elevadas”, impossibilitando o “banho nas fontes termais”, sendo que o “acampamento estava 70% inundado em finais de julho”, de acordo com o jornal La Voz de Galicia.