O Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya e o Município comemoraram, esta quinta-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, na praia fluvial da Valeta, com a iniciativa “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”.
Esta iniciativa propôs trinta ilhas científicas, trinta investigadores, quatrocentos alunos do Agrupamento de Escolas Valdevez, da EPRALIMA e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, reunidos junto ao rio Vez, que transbordou de ciência.
O programa incluiu oficinas com uma forte componente científica, abordando várias temáticas ligadas à natureza e na natureza, visando promover o conhecimento e a educação ambiental. A criação de comedouros para animais, o estudo do mundo invisível que habita o rio Vez, a construção de abrigos para insetos polinizadores, as aves, os animais, a qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, o mundo da fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural e as temáticas relacionadas com as árvores foram alguns dos tópicos abordados por um conjunto de formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico.
O Centro Ciência Viva dos Arcos pretendeu proporcionar a estes quatrocentos alunos e professores experiências diferenciadoras e inspiradoras, sob o mote do rio Vez, assim como da sua biodiversidade. Esta foi ainda uma oportunidade única para dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem significativamente para a preservação e proteção do meio ambiente.
A organização da atividade foi um contributo efetivo para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do rio Vez, que culminou com a entrega de um lápis de semear a cada participante, materializando a ideia de que “mais do que palavras bonitas importa a ação”.