5.1 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioAmbiente“Viva o Vez – Uma ação pela Natureza” Centro Ciência Viva dos...

“Viva o Vez – Uma ação pela Natureza” Centro Ciência Viva dos Arcos comemorou Dia Mundial da Árvore com comunidade escolar

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O Centro Ciência Viva dos Arcos-Oficinas de Criatividade Himalaya e o Município comemoraram, esta quinta-feira, 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e Dia Internacional das Florestas, na praia fluvial da Valeta, com a iniciativa “Viva o Vez – Uma ação pela Natureza”. 

Esta iniciativa propôs trinta ilhas científicas, trinta investigadores, quatrocentos alunos do Agrupamento de Escolas Valdevez, da EPRALIMA e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, reunidos junto ao rio Vez, que transbordou de ciência. 

O programa incluiu oficinas com uma forte componente científica, abordando várias temáticas ligadas à natureza e na natureza, visando promover o conhecimento e a educação ambiental. A criação de comedouros para animais, o estudo do mundo invisível que habita o rio Vez,  a construção de abrigos para insetos polinizadores, as aves, os animais, a qualidade da água, o ecossistema ribeirinho, as plantas comestíveis, a importância ecológica das formigas, o mundo da fotografia da vida selvagem, os drones e o seu potencial científico, a tinturaria natural e as temáticas relacionadas com as árvores foram alguns dos tópicos abordados por um conjunto de formadores e investigadores de diferentes universidades, entidades e áreas de saber científico.

O Centro Ciência Viva dos Arcos pretendeu proporcionar a estes quatrocentos alunos e professores   experiências diferenciadoras e inspiradoras, sob o mote do rio Vez, assim como da sua biodiversidade. Esta foi ainda uma oportunidade única para dar a conhecer algumas técnicas e procedimentos que contribuem significativamente para a preservação e proteção do meio ambiente.

A organização da atividade foi um contributo efetivo para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do rio Vez, que culminou com a entrega de um lápis de semear a cada participante, materializando a ideia de que “mais do que palavras bonitas importa a ação”.  

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes