O concelho de Arcos de Valdevez tem perto de oitenta associações no ativo. Uma das mais recentes – e menos conhecidas da comunidade arcuense – é a Associação de Radio Modelismo de Arcos de Valdevez (ARMAV).
“A ARMAV foi criada em 30 de abril de 2018 e tem como objetivo a divulgação e a prática do radiomodelismo na vertente do automodelismo”, diz o presidente da coletividade.
Para Pedro Manuel Silva, “o radiomodelismo consiste no controlo de um aparelho, pode ser um barco, um drone ou um avião, mas no nosso caso são carros, por um telecomando. Assim, podemos guiar para onde queremos e ter um total controlo sobre a máquina”.
No plano de atividades da ARMAV incluem-se diversas iniciativas. “Tanto pode ser um passeio como uma prova federada, pois também estamos federados na Federação Portuguesa de Rádio Modelismo Automóvel. Em tempos recentes, participámos no desfile de Carnaval, fizemos animação na Expovez e ajudámos os Bombeiros Voluntários de Famalicão com corridas solidárias”.
Sediada no lugar de Secas (Giela), a ARMAV está a criar um “novo recinto no monte da Capela de Monserrate, em Souto, com três pistas, para a prática do radiomodelismo nas várias escalas (drift, crawler e todo-o-terreno)”.
No concelho de Arcos de Valdevez, segundo Pedro Manuel Silva, “existem cerca de cinquenta praticantes de radiomodelismo”.