10.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024
InícioCienciaBranda Científica de S. Bento do Cando (Gavieira)

Branda Científica de S. Bento do Cando (Gavieira)

Date:

Relacionadas

Homenagem ao Dr. António Cacho

Estamos hoje na Igreja da Misericórdia, para prestar...

Olegário Gonçalves reconduzido à frente da Comissão Política Distrital do PSD

Olegário Gonçalves renovou o mandato como presidente da Comissão...

Olho de Lince Concelho mais pobre Em teu lençol rendado, todo...

Avaliação positiva” do primeiro Orçamento Participativo Municipal

Os projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Municipal (OPM)...
spot_imgspot_img

O projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando, lançado publicamente há cerca de dois anos, será um instrumento para reforçar a rede de infraestruturas de apoio à investigação em Portugal, mas há derrapagens no prazo de implementação.

O projeto consiste na instalação de uma estação de investigação na Branda de São Bento do Cando, a qual terá uma zona dormitório para estudantes de doutoramento e investigadores, uma zona de laboratórios direcionada à socioecologia, um auditório e uma residência artística, através da reutilização e remodelação das infraestruturas existentes.

A estação, do ponto de vista científico, permitirá investigação interdisciplinar de suporte ao contrato ecológico e à estratégia europeia “restauro da biodiversidade e ecossistemas na Europa e a gestão sustentável dos recursos naturais” no domínio dos territórios de montanha, que, segundo os peritos, “são verdadeiras sentinelas para alterações socio-ecológicas e climáticas”. Afetará positivamente a qualidade da investigação efetuada e integrará Portugal na rede de países europeus com infraestruturas dedicadas à investigação em territórios de montanha. 

Localmente, a Branda Científica irá ser o alicerce de uma nova agenda de investigação e desenvolvimento de âmbito internacional sobre a região do Parque Nacional e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, “contribuindo para a coesão territorial e diversificação socioeconómica”.

A escolha da Branda de S. Bento do Cando para este projeto explica-se, justamente, por pertencer ao território do Parque Nacional, por ser um “aldeamento” de montanha praticamente despovoado e por ficar perto do vale glaciar do rio Vez. 

São parceiros o Município de Arcos de Valdevez, o Ministério da Coesão Territorial, o Ministério da Educação e Ciência, a CCDR-N e a Diocese, sendo que o protocolo estabelece a colaboração para a utilização da estação de investigação por parte da Associação Biopolis (CIBIO, Universidade do Porto), do Centro de Estudos Geográficos-ULisboa, da Universidade de Lisboa, da Universidade do Minho, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Instituto Politécnico de Bragança, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Santiago de Compostela e da Universidade de Vigo. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes