O Município arcuense e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, bem como o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, celebraram um protocolo de colaboração para a realização de trabalho de investigação no Parque Nacional, na estação internacional de investigação a criar na Branda Científica de São Bento do Cando, na Gavieira.
Em pleno coração do Parque Nacional, irá ser construída uma estação internacional de investigação interdisciplinar nas áreas da biodiversidade e ecossistemas, das alterações climáticas, dos recursos naturais e culturais. Aqui, os investigadores portugueses e estrangeiros ficarão alojados e realizarão trabalhos em vários edifícios, já que será criado um conjunto de laboratórios e espaço de apoio.
Complementarmente, a Branda Científica de São Bento do Cando também terá condições para acolher cursos de doutoramento e mestrado de curta duração, bem como trabalho de campo de investigadores.
Com esta iniciativa, é dado um importante passo para “promover o conhecimento e a inovação, valorizando o território do Parque Nacional”, diz a edilidade arcuense em comunicado.