18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioCienciaVai ser criada nos Arcos “Quinta Ciência Viva das Ervas Aromáticas, Medicinais...

Vai ser criada nos Arcos “Quinta Ciência Viva das Ervas Aromáticas, Medicinais e Condimentais”

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Vai nascer nos Arcos um espaço rural, orientado para as ervas aromáticas, medicinais e condimentais, onde a tradição e a inovação se vão entrecruzar, de modo a desenvolver um centro atrativo tanto para os jovens, que têm de fazer escolhas profissionais, como para os empresários, aos quais se pede visão de futuro. A Quinta Ciência Viva, enquanto espaço exterior e de experimentação, terá a base sediada em Monte Redondo, na antiga quinta do Centro de Formação Profissional, um objetivo que será protocolado com a Direção-Geral do Património Cultural.

Fruto da parceria entre o Município de Arcos de Valdevez, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o referido espaço de Monte Redondo, a “Quinta Ciência Viva das Ervas Aromáticas, Medicinais e Condimentais” (nome provisório) irá possibilitar novas oportunidades de fruição turística sustentável, à volta de um dos principais recursos naturais endógenos. 

A Quinta Ciência Viva dos Arcos fará parte da rede nacional dos Centros Ciência Viva que compreenderá uma “pluralidade de produtos, como o vinho, a cereja, a pera-rocha, o azeite, entre outros, numa diversidade de geografias”, de norte a sul de Portugal. “Funcionará, portanto, como uma rede de Quintas, que crescerá em produtos e se prolongará a territórios de coesão e de conhecimento”, adiantou a presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva) e, simultaneamente, diretora do Pavilhão do Conhecimento, Rosalia Vargas, no passado dia 9 de novembro, no Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya, por ocasião da iniciativa “Hoje quem manda sou eu”, em que a responsável, durante três dias, “trocou de cadeira” com o diretor José Carlos Fernandes.

A Quinta Ciência Viva a criar nos Arcos será dedicada à naturopatia (método terapêutico que consiste na ideia de que a maior parte das doenças podem ser evitadas ou tratadas por um regime vegetariano, por produtos naturais e por meios naturais, como o termalismo, o repouso, as massagens…), à hidropatia (tratamento de doenças através da água) e ao desenvolvimento sustentável, na esteira das investigações que o padre Himalaya também fez em torno do mundo da botânica e da fertilização dos solos, além de ter sido, segundo o filósofo Jacinto Rodrigues, um “precursor da ecologia e do pensamento sistémico sobre a natureza”. 

O Município arcuense, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, as unidades de investigação, o IPVC e as empresas parceiras irão formar esta Quinta “assente em ideias inspiradoras”. Por isso, “o projeto terá uma grande interação com a Academia e com o mundo empresarial, na lógica da inovação, experimentação e desenvolvimento de negócios”, observa João Manuel Esteves.

A Quinta Ciência Viva dos Arcos “será um espaço colaborativo que misturará a ruralidade com a interatividade e a curiosidade do Centro Ciência Viva dos Arcos”, conclui Rosalia Vargas. 

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes