13.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
InícioDestaquesProjetos vencedores do Orçamento Participativo Municipal

Projetos vencedores do Orçamento Participativo Municipal

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Já são conhecidos os projetos mais votados no âmbito do Orçamento Participativo Municipal (OPM) em cada uma das quatro áreas concorrentes. O anúncio foi feito em reunião do executivo municipal, no passado dia 23 de novembro, pela vereadora do Associativismo, Emília Cerdeira. 

O projeto “Eira do Teso do Vale”, subscrito pelo Centro Recreativo e Cultural de Vilar de Suente, foi a iniciativa candidatada ao OPM que recebeu o maior número de votos (39 preferências) na área de Cultura/Desporto e Bem-estar/Associativismo. Sob proposta de Hermenegildo Viana, a referida coletividade pretende “recuperar uma eira emblemática” (canastros de varas) deste idílico lugar de Soajo. 

Enquanto isso, na área de Ambiente e Sustentabilidade, o projeto distinguido com o maior número de votos foi o do “Trilho da Ervideira” (Eiras e Mei), com 29 votos. A proposta, subscrita por Vânia Gomes de Brito, visa dotar a união de “espaços verdes de lazer” junto à Estrada Nacional 101, de modo a aliar o “aproveitamento do meio ambiente” à “promoção da cultura local”, estimulando, ao mesmo tempo, “hábitos de vida saudáveis”. 

O projeto “Avó Mimosa” (Sabadim), com 82 votos, foi o escolhido pelo público na área de Cidadania, Responsabilidade social e Juventude. Sob proposta de Inês Esteves de Brito, esta iniciativa tem em vista “promover o cuidado e bem-estar da população mais distante, facultando-lhe um novo serviço de cabeleireiro ao domicílio”.

Por fim, na área de Promoção Empresarial e Territorial, o projeto “CIARA – Centro de Interpretação Ambiental do Rio Ázere” (Couto), com 73 votos, foi o mais votado. Sob iniciativa de Tiago Veloso Afonso e de outros jovens residentes, o projeto em questão pretende ser “o baluarte do património coletivo material e imaterial do rio Ázere, encontrando neste espaço a justa homenagem às gentes e à terra através da salvaguarda desta herança, a qual se encontra em risco de desaparecimento”.

Uma vez publicitada a classificação dos projetos concorrentes ao OPM, seguir-se-á a entrega dos diplomas aos promotores vencedores. 

A fase posterior, segundo o Regulamento, compreende a aprovação dos orçamentos estimados, momento que antecede o estudo prévio, o projeto de execução e a concretização material das iniciativas no ano que vem. 

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes