Nesta quadra natalícia, um grupo da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez (CCAV) em Lisboa está a levar a igrejas e outros espaços os cantares ao Menino, a “antecipar o nascimento de Jesus Cristo”, segundo uma tradição muito antiga nas aldeias alto-minhotas, como sucedeu no passado domingo, 10 de dezembro, na Igreja de Santa Clara (Marvila).
Enquanto promotor cultural, a CCAV tem desenvolvido diversas atividades em semanas recentes. Os Cavaquinhos tocaram no Rossio no passado dia 26 de novembro, enquanto o Rancho Folclórico esteve em ação na Praça da Figueira (Rossio) nos dias 1 e 8 de dezembro, tendo retratado da melhor maneira a música popular alto-minhota, iniciativas que muito orgulham a Casa Regional de Arcos de Valdevez, que assim não deixa cair as tradições no esquecimento.
Desporto em grande
A secção desportiva da CCAV continua em plena atividade, com três equipas de futsal, uma de atletismo e outra de cicloturismo/BTT em competição regular, fazendo com isso uma promoção constante das Terras de Valdevez.
De referir que a Casa dos Arcos se fez representar, no passado dia 3 de dezembro, na conceituada Meia Maratona dos Descobrimentos, através do atleta Gidmar. A prova atravessou os monumentos históricos dos Descobrimentos e as mais emblemáticas ruas de Lisboa, com o rio Tejo como pano de fundo.