10.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024
InícioComunidadesConsulado-geral em Nova Iorque funciona em novas instalações

Consulado-geral em Nova Iorque funciona em novas instalações

Date:

Relacionadas

Homenagem ao Dr. António Cacho

Estamos hoje na Igreja da Misericórdia, para prestar...

Olegário Gonçalves reconduzido à frente da Comissão Política Distrital do PSD

Olegário Gonçalves renovou o mandato como presidente da Comissão...

Olho de Lince Concelho mais pobre Em teu lençol rendado, todo...

Avaliação positiva” do primeiro Orçamento Participativo Municipal

Os projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Municipal (OPM)...
spot_imgspot_img

Depois de 11 anos a funcionar num edifício da Segunda Avenida de Manhattan, em partilha de instalações com a Missão Permanente de Portugal junto da ONU, o Consulado-geral de Portugal em Nova Iorque está agora no 17.º andar do edifício 757 da Terceira Avenida. Após um longo processo de mudança, e sem nunca interromper os serviços consulares, as novas instalações agregam os serviços consulares e os escritórios da AICEP e do Turismo de Portugal.

“Tivemos de adaptar o espaço às necessidades destas três agências do Governo muito distintas”, nota a cônsul-geral Luísa Pais, em entrevista ao jornal Luso-Americano, “embora a entidade titular do espaço seja o Consulado-geral. Mas juntos promovemos de forma mais visível o País em Nova Iorque”.

A diplomata realça que “o nosso objetivo principal é servir a comunidade e dar aos nossos utentes um maior conforto, um espaço mais aprazível”, revelando que o Consulado-geral dispõe agora de “um parque informático completamente novo. A acessibilidade também melhorou, porque estamos mais perto da Grand Central Station”.

O Consulado-geral conta com uma equipa de seis funcionários, estando a decorrer um concurso para preenchimento de uma vaga. A cônsul-geral reconhece que “a maior dificuldade é o atendimento telefónico e de correio eletrónico. Recebemos centenas de emails e chamadas por dia”.

Apesar disso, o Consulado-geral em Nova Iorque (que abarca ainda os Estados de Connecticut e Michigan e a região de Porto Rico) está a registar “milhares de atos consulares por ano” e deverá emitir este ano cerca de 1500 vistos.

Luísa Pais quer ainda implementar o atendimento a questões ligadas à Segurança Social em Portugal, através da adida Ana Relvas, e dinamizar ainda mais questões ligadas ao ensino, através do coordenador adjunto, José Carlos Adão.

“Queremos que este consulado se torne num polo multilateral de serviços e de promoção de Portugal”, conclui Luísa Pais.

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes