18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioComunidadesHomenagem ao Professor José Terra em Paris

Homenagem ao Professor José Terra em Paris

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Assistimos, no passado dia 23 de junho, na Residência André de Gouveia (Casa de Portugal na Cité Universitaire, em Paris), a convite de Monique da Silva, a uma relevante homenagem ao Professor José Terra.

Ana Paixão, por altura dos festejos dos 50 anos da Casa de Portugal em novembro de 2017, exprimiu a mensagem que está no cerne da Casa de Portugal: “Não é apenas uma residência universitária, onde as pessoas vêm dormir e depois saem de manhã para os seus estudos, a ideia é ter também um núcleo quase familiar neste espaço e continuar com um espírito de criação”.

Com muitas décadas de experiência virada para o exterior, a Casa de Portugal tem organizado atividades culturais e debates de diversa índole, onde se reúne com regularidade a comunidade portuguesa mais intelectual. 

A sessão de homenagem a José Terra arrancou com a intervenção de Ana Paixão, diretora da Casa de Portugal, seguindo-se as alocuções de Monique da Silva, quase também como anfitriã; José Manuel da Costa Esteves, professor na Universidade de Paris Nanterre; Dominique Stoenesco, professor de português e tradutor; Maria Helena Araújo Carreira, professora emérita de português da Universidade de Paris 8; José Carlos Janela, diretor da secção portuguesa no Liceu internacional de Saint-Germain-en-Laye; e de João Heitor, livreiro e editor em 2003 de “Árvore et la poésie portugaise des années cinquante”,  que reúne 11 artigos em homenagem a José Terra.

Entre estas intervenções foram recitados poemas de José Terra, por alunas do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye, levadas ali por Sandrine Ribeiro, professora de Português.

Após um momento de convívio, Monique da Silva e a comitiva dirigiram-se ao vasto jardim da Cidade Universitária, onde foi plantado um carvalho em homenagem a José Terra. A plantação de uma árvore traz à memória Árvore: folhas de poesia, publicação cofundada e codirigida, entre 1951 e 1953, pelo então jovem José Terra.

Esta homenagem foi o culminar da louvável iniciativa empreendida por Monique e suas filhas, que decidiram doar à Casa de Portugal um valoroso espólio de José Terra composto de 3200 livros, que vão enriquecer a biblioteca da Casa de Portugal, onde agora existe um espaço para leitura intitulado “Fonds José Terra”.

A Casa de Portugal, que já dispunha de espaços como a Biblioteca Vieira da Silva e a sala polivalente Fernando Pessoa, passa a ter a partir de agora um espaço com o nome de José Terra.

Obrigado, Monique da Silva (Terra), pelo momento sublime. 

José Barros

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes