7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024
InícioComunidadesHomenagem ao Professor José Terra em Paris

Homenagem ao Professor José Terra em Paris

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Assistimos, no passado dia 23 de junho, na Residência André de Gouveia (Casa de Portugal na Cité Universitaire, em Paris), a convite de Monique da Silva, a uma relevante homenagem ao Professor José Terra.

Ana Paixão, por altura dos festejos dos 50 anos da Casa de Portugal em novembro de 2017, exprimiu a mensagem que está no cerne da Casa de Portugal: “Não é apenas uma residência universitária, onde as pessoas vêm dormir e depois saem de manhã para os seus estudos, a ideia é ter também um núcleo quase familiar neste espaço e continuar com um espírito de criação”.

Com muitas décadas de experiência virada para o exterior, a Casa de Portugal tem organizado atividades culturais e debates de diversa índole, onde se reúne com regularidade a comunidade portuguesa mais intelectual. 

A sessão de homenagem a José Terra arrancou com a intervenção de Ana Paixão, diretora da Casa de Portugal, seguindo-se as alocuções de Monique da Silva, quase também como anfitriã; José Manuel da Costa Esteves, professor na Universidade de Paris Nanterre; Dominique Stoenesco, professor de português e tradutor; Maria Helena Araújo Carreira, professora emérita de português da Universidade de Paris 8; José Carlos Janela, diretor da secção portuguesa no Liceu internacional de Saint-Germain-en-Laye; e de João Heitor, livreiro e editor em 2003 de “Árvore et la poésie portugaise des années cinquante”,  que reúne 11 artigos em homenagem a José Terra.

Entre estas intervenções foram recitados poemas de José Terra, por alunas do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye, levadas ali por Sandrine Ribeiro, professora de Português.

Após um momento de convívio, Monique da Silva e a comitiva dirigiram-se ao vasto jardim da Cidade Universitária, onde foi plantado um carvalho em homenagem a José Terra. A plantação de uma árvore traz à memória Árvore: folhas de poesia, publicação cofundada e codirigida, entre 1951 e 1953, pelo então jovem José Terra.

Esta homenagem foi o culminar da louvável iniciativa empreendida por Monique e suas filhas, que decidiram doar à Casa de Portugal um valoroso espólio de José Terra composto de 3200 livros, que vão enriquecer a biblioteca da Casa de Portugal, onde agora existe um espaço para leitura intitulado “Fonds José Terra”.

A Casa de Portugal, que já dispunha de espaços como a Biblioteca Vieira da Silva e a sala polivalente Fernando Pessoa, passa a ter a partir de agora um espaço com o nome de José Terra.

Obrigado, Monique da Silva (Terra), pelo momento sublime. 

José Barros

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes